1. Resista ao impulso de ficar na defensiva. Entenda que você não pode vencer esses tipos de pessoas, elas são chamados de "impossível" por uma razão. Em suas mentes, você é a causa de todos os erros, e nada do que você disser irá fazê-las considerar o seu lado da história. A sua opinião não tem nenhuma importância, pois você já é o(a) culpado(a), não importa o que.
2. Aceite a situação. Pessoas difíceis existem, não há nada que você pode fazer sobre isso. O primeiro passo é enfrentar a realidade: se você acha que pode estar lidando com esse tipo de pessoa, provavelmente você está certo(a). Quando estiver em dúvida, siga as instruções abaixo. As dores de cabeça que você vai evitar serão as suas próprias.
3. Entenda que o problema não é você. Isso pode ser surpreendentemente difícil, considerando que as esses tipos de pessoas são especialistas em transferir a culpa para os outros. As possibilidades são, que quanto mais elas jogam a culpa sobre você, mais elas mesmas, na verdade, causam os problemas.
- Tenha em mente que isto não é uma razão para sair acusando ninguém. Culpar é o que as pessoas difíceis fazem, e elas são boas nisso. Em vez disso, você deve apenas enfrentar os fatos, para o seu próprio bem.
- Dito isto, aqui está uma forma simples de verificar em quem reside a culpa: se você aceitar a responsabilidade por suas próprias falhas e decidir melhorar a si mesmo, provavelmente o problema não é você. Lembre-se, as pessoas difíceis "não fazem nada errado"
5. Considere o fato que isso pode ser uma questão de compatibilidade. Às vezes, uma pessoa se dá bem com todo mundo, menos com você. A maioria dos relacionamentos entre as pessoas contém muitas nuances, mas algumas pessoas simplesmente são como óleo e água.
- É comum ouvir a pessoa falar "Todo mundo gosta de mim." Esta é uma tentativa de transferir a culpa para você, portanto, não dê ouvidos. Não importa como esta pessoa interage com os outros. O fato é, a forma como vocês dois interagem é terrível. Lembre-se que a culpa nunca muda os fatos.



